Notícias

23/06/2016

Descubra o que é Gramatura e qual escolher para seus materiais.

Quando você chega em uma gráfica ou entra em contato seja por telefone, e-mail ou qualquer outra forma de comunicação para solicitar a impressão de algum material, uma das perguntas mais freqüentes é: qual a gramatura do papel?

Nessa hora muitos ficam em dúvidas, às vezes por não saber do que se trata ou simplesmente por não conseguir identificar qual gramatura é mais indicada para o material que quer produzir.

Então o que seria gramatura?

O termo gramatura está relacionado diretamente ao peso do papel e não a espessura dele. Ela é obtida por meio da formula g/m², ou seja, a quantidade de gramas por metro quadrado. Já a espessura do papel é a distância entre as duas faces.

Essa relação de gramatura e espessura pode conter variações, pois se você pegar a mesma gramatura de fornecedores diferentes é possível a grossura seja diferente tendo em vista que cada um coloca uma quantidade de celulose, cargas e aditivos diferentes.

Vale lembrar que a gramatura do papel está diretamente relacionada à qualidade da impressão e também ao valor final do material, ou seja, quanto maior mais caro e com melhor qualidade de impressão e resistência.

Agora você já sabe o que é a gramatura, vamos ver as mais usadas e para qual tipo de material ela é mais indicada.

  • 75g e 90g – São as gramaturas mais fáceis de encontrar e as mais utilizadas no dia a dia. São as famosas folhas de papéi sulfite que usamos para imprimir nas nossas impressoras caseiras e de escritório, também utilizadas em máquinas de fotocópia, envelopes, papel timbrado, etc.
  • 115g – mais utilizado para materiais promocionais como panfletos, flyers, cartazes e até mesmo para páginas internas de revistas e livretos.
  • 150g e 170g – estas gramaturas também são indicadas para materiais promocionais, mas para quando você deseja algo um pouquinho mais sofisticado e resistente, além disso, são utilizadas nos miolos e/ou capas de catálogos e livretos.
  • 250g e 300g – estas têm sua maior utilização em cartões de visita, por serem mais pesados e espessos, dando mais resistência e firmeza ao cartão, além disso, são utilizados em capas de livros, catálogos, cartões postais, convites, tags, entre outros.

Existem outras gramaturas que não citamos aqui por não fazerem parte da nossa grade de papéis, mas que valem ser pesquisados para que possam ser utilizados de forma correta e em casos mais específicos como no caso do jornal, em que sua gramatura fica em torno de 52g.

Para finalizar é importante você também conhecer alguns TIPOS DE PAPÉIS E PARA QUE SERVEM , além de conhecer os MELHORES ACABAMENTOS PARA SEUS CARTÕES DE VISTA, e que podem ser aplicados em outros materiais também.

Não perca tempo, clique AQUI e solicite um orçamento!
multicopias@multicopias.com.br | (48)3433.2392

 

Descubra o que é Gramatura e qual escolher para seus materiais.

 

 

Voltar