Notícias

05/07/2016

Significado das Cores: use a favor da sua marca.

As cores fazem parte de nossas vidas desde crianças e nem percebemos o quanto muitas vezes somos influenciados por elas. Elas possuem papel fundamental no desenvolvimento dos projetos gráficos, pois cada uma carrega em suas entrelinhas significados e nos faz criar associações afetivas e materiais.

É muito importante conhecer os significados que cada cor possui, principalmente se você é designer ou trabalha com qualquer tipo de criação gráfica. Quando bem aplicadas, as cores podem induzir um cliente a comprar seu produto, a identificar do que se trata e até estabelecer uma ligação de adoração e simpatia com ele.

Com isso listarei algumas cores e algumas percepções que são mais atribuídas a elas.

  • Vermelho – a cor vermelha faz alusão principalmente à atenção, sexualidade, perigo, amor, paixão, acolhimento e alimentação. Muito utilizada em matérias de campanhas do dia dos namorados, placas de sinalização e empresas do ramo alimentício por estimular o apetite.
  • Amarelo – sendo uma cor um pouco mais fria que o vermelho, o amarelo nos remete a sensações de alegria, espontaneidade, ação, poder, dinamismo, incentiva a comunicação e criação. Por ser uma cor muito vibrante e chamar muito a atenção é geralmente utilizada em placas de sinalização e vitrines de lojas.
  • Azul – muito utilizada para transmitir segurança, verdade, serenidade, confiança, amizade, poder e fidelidade, o azul em tons mais claros também pode transmitir sensações de paz, frio e tranqüilidade. Muito utilizado para empresas de tecnologia e inovação.
  • Verde – sendo a mistura do amarelo com o azul essa cor possui uma dualidade entre impulsos ativos e descanso/relaxamento. Geralmente aplicada para dar conotação de algo ligado a natureza ou ecologicamente correto, o verde pode significar a natureza, saúde, vida e esperança, além de lembrar frescor, coisas saudáveis, equilíbrio. È muito empregado em ecologia, turismo, ciência e alimentos orgânicos.
  • Branco – os principais significados que essa cor traz são o de paz, pureza, limpeza e luz. Muito utilizado em áreas que a limpeza e higiene são imprescindíveis, como na medicina e odontologia.
  • Cinza – assim como o azul essa cor é bastante utilizada no ramo de tecnologia e também de automobilismo e construção, pois conseguimos associá-lo materialmente com máquinas, cimento e edificações, quanto a significados a cor cinza pode nos remeter a sabedoria, seriedade, elegância, respeito e profissionalismo.
  • Preto – apesar de frequentemente estar ligada a sentimentos de perda, luto e tristeza, a cor preta se bem empregada pode transmitir sofisticação, elegância, requinte, poder, superioridade e formalidade. É muito utilizada em escritórios de advocacia e produtos de luxo.
  • Laranja – é uma cor altamente energética, principalmente por ser a junção de amarelo com vermelho, sendo assim além de significar alegria, criatividade e sexualidade também pode nos remeter a mudança, dinamismo, senso de humor e luminosidade. Está presente principalmente em negócios de lazer, alimentício e esportivo.
  • Rosa – muito empregada em produtos voltados para o público infantil e principalmente feminino, essa cor pode representar cuidado, ternura, encanto, amabilidade, leveza, feminilidade e inocência.
  • Roxo – essa cor nos remete a sentimento como calma, justiça, misticismo, bem-estar, espiritualidade e fantasia nos lembra também de aurora, noite e sonhos. Por isso ela é muito utilizada em produtos e empresas beleza e de cuidados com o corpo.

Vale lembra que a psicologia das cores, não é uma ciência exata, pois depende muito da cultura, vivência, experiência, idade, preferências pessoais de cada individuo, mas de forma geral possui efeito universal.

Como podemos ver as cores podem expressar sentimentos, despertar desejos e emoções e acabam nos influenciando muito no momento da escolha de serviços, marcas e produtos. Então utilize-as para poder passar os conceitos e idéias do seu negócio.

Veja outros artigos que você pode gostar:

  1. Descubra o que é Gramatura e qual escolher para seus materiais.

  2. TOP 5 acabamentos gráficos que irão valorizar seu cartão de visita.

  3. Entenda o sistema de cores CMYK.

 

Significado das Cores: use a favor da sua marca.

 

 

Voltar