Notícias

06/09/2016

A diferença entre arquivos bitmap e vetores.

Bitmap

Os arquivos bitmaps são os mais comuns e utilizamos e produzimos milhares deles diariamente, eles são formados por diversos pixels, que nada mais são do que pequenos quadros de diversas cores que quando juntos forma a imagem. Os arquivos bitmap são perfeitos para imagens que requerem um alto nível de detalhes, como por exemplo, fotos de natureza, que possuem milhões de cores e muitas transições de tons.

O problema dos arquivos bitmaps é que conforme ampliamos a imagens ela vai perdendo definição, deixando os quadrados dos pixels cada vez mais visíveis, o que faz com que as imagens fiquem “serrilhadas” ou “quadriculadas”.

Os formatos de arquivos do tipo bitmap mais comuns são JPGE, PNG, PSP, BMP, GIF e TIFF.

Vetores

Depois de compreendermos o que é o bitmap fica mais fácil entender o que são vetores. Os vetores não são formados por pixels, na verdade, eles são formados por meio de cálculos matemáticos executados pelo computador. Mas a principal diferença e que é visível aos nossos olhos, é a capacidade de ampliação que os vetores possuem. Enquanto ampliamos os bitmaps e ele começa a perder definição deixando cada vez mais expostos seus pixels, podemos ampliar quase que infinitamente os vetores e eles manterão a sua definição perfeita.

Mas ao contrário dos bitmaps os vetores não conseguem reproduzir altos níveis de detalhes e uma gama alta de cores, mesmo que seja possível a utilização de gradientes e sombreamentos para deixar os elementos mais sofisticados.

Os arquivos vetoriais são criados geralmente em softwares de edição gráficas como Illustrator e Corel Draw e os formatos mais comuns são EPS, AI e CDR.

 

Veja outros artigos que você pode gostar:

  1. Dicas importantes para a criação de cartazes

  2. Ainda com dúvida em alguns tamanhos de materiais gráficos?

  3. 4 Super dicas para quando precisar fazer seus convites.

  4. 6 grandes dicas para seguir e ter uma impressão perfeita.

 

A diferença entre arquivos bitmap e vetores.

 

 

Voltar